domingo, 30 de dezembro de 2012

Feliz 2013

 Prezados leitores e seguidores do Blog Consultório das Letras,

O início de um novo ano é simbolicamente marcado pela ideia e pelo ideal de renovação e, inevitavelmente, acompanhado por momentos de festa e também de reflexão.

Por isso, ao desejar a todos vocês um feliz 2013, próspero e repleto de realizações, resolvi também compartilhar este belo e conhecido poema de Fernando Pessoa.

Que 2013 seja maravilhoso para vocês!

Prof. André
 
 

 
Veja mais no facebook

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

PROPOSTA DE REDAÇÃO II - Estilo FUVEST

DISSERTAÇÃO TRADICIONAL
 
 
 
Nicolau Maquiavel  é considerado o fundador da ciência política moderna. Embora ele nunca tenha escrito a frase "Os fins justificam os meios" em nenhuma de suas obras, esse pensamento lhe é atribuído, pois entende-se que se pode depreender de seus escritos algo semelhante a isso.
 
 
Independentemente de qualquer outra consideração, muito se tem discutido se, de fato, os objetivos justificam os métodos empreendidos para alcançá-los. O que você pensa sobre isso? Os fins justificam os meios? Defenda sua posição em uma dissertação em prosa. Dê um título ao seu texto.



Veja mais no facebook

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Estilo FUVEST - Proposta 1

PROPOSTA DE REDAÇÃO DISSERTATIVA
 
Leia com atenção os excertos abaixo :
 
Definição é um termo com tantos significados, podemos ter que:
  • Uma definição é uma sequência de palavras que expressa o significado de uma outra ou de uma expressão. Pode ser tanto o significado que o termo carrega no uso geral (uma definição descritiva) quanto aquele que o falante pretende determinar para o propósito do seu discurso (uma definição estipulativa). O termo a ser definido é o definiendum (latim: aquilo que deve ser definido). A sequência de palavras que o define é conhecida por definiens (latim: aquilo que define).
  • "Uma definição é um enunciado que descreve um conceito, permitindo diferenciá-lo de outros conceitos associados, podendo ser formulada de duas maneiras básicas: definição por compreensão (ou por intenção), ou ainda, definição intencional, que compreende a menção ao conceito genérico mais próximo (o conceito superordenado) – já definido ou supostamente conhecido – e às características distintivas que delimitam o conceito a ser definido; e definição por extensão ou extensional, que descreve o conceito pela enumeração exaustiva dos conceitos aos quais se aplica (conceitos subordinados), que correspondem a um critério de divisão." (LARA, 2004)
  • "Definição remete, em sua essência, a delimitação. Por meio dela, temos a pretensão de conseguir apresentar algo de forma precisa por meio de palavras. Já conceito se relaciona mais com ideias e pensamentos sobre determinado tema. O astuto leitor perceberá que o primeiro (definição) busca palavras que restrinjam os possíveis significados de algo, excluindo tudo que determinado assunto “não é”, enquanto o segundo (conceito) reconhece as possíveis múltiplas perspectivas e abordagens." (BRAMONT, 2010)

Com base nessa leitura, escreva um texto dissertativo em prosa respondendo à seguinte questão: O que nos define neste início de milênio? Dê um título ao seu texto.

sábado, 15 de dezembro de 2012

REDAÇÃO PARA A VUNESP - segunda fase

Vou sintetizar aqui, em forma de dicas, as principais perguntas que o pessoal faz sobre a redação para VUNESP:


1- construa um texto com estruturação bem definida. Apresente uma tese plausível, formulada com clareza e defenda-a com argumentos objetivos e coerentes.

2- argumente profundamente. Para isso, você pode recorrer às relações de causa/efeito e à exemplificação, que torna as ideias mais claras.

3- ao concluir o texto, não seja redundante. Proponha uma conclusão que sintetize os argumentos trabalhados e/ou proponha uma solução para questão (se for pertinente) , ou simplesmente dê um fecho para a reflexão, mostrando que a defesa da tese foi feita com sucesso! 

Sucesso: é o que eu desejo para você nas provas da VUNESP. Estou torcendo por você.

Leia mais no facebook