quarta-feira, 1 de junho de 2011

Enjambement

Enjambement  é um encadeamento sintático entre um verso e outro, quase que se pode dizer um transbordamento em que a última palavra do verso se liga à primeira palavra do próximo verso. Assim:


"Ai dona fea! Foste-vos queixar
Que vos nunca louv'en meu trobar
Mais ora quero fazer un cantar
En que vos loarei toda via;
E vedes como vos quero loar:
Dona fea, velha e sandia!


Você com certeza conseguiu identificar com facilidade o recurso enjambement no trecho da Cantiga Medieval acima: notou como o primeiro verso flui, sintática e semanticamente, para o segundo verso? Isso é enjambement: fazer com que a unidade se complete no verso seguinte, encadeando-os sintaticamente.

Esse procedimento de estilo foi muito usado na Idade Média. Deixado em segundo plano nos séculos XVII e XVIII, é modernamente um recurso muito presente nas composições poéticas. Veja uma questão que a UNIFESP propôs há algum tempo em seu vestibular: 



O processo estilístico em que um verso se estende no outro, sintática e semanticamente, é conhecido como encavalgamento, cavalgamento ou, muitas vezes, pelo termo francês enjambement. Esse recurso é freqüente na estrutura do texto poemático. As estrofes da poesia-canção de Djavan, por exemplo, têm seus versos quase que inteiramente estruturados por esse processo. Indique a alternativa em que não ocorre encavalgamento:

a) Meu bem-querer / É segredo, é sagrado,
b) Meu bem-querer / Tem um quê de pecado
c) E o que é o sofrer / Para mim, que estou
d) Acariciado pela emoção. / Meu bem-querer, meu    encanto,
e) Para mim, que estou / Jurado p’ra morrer de amor?

Enjambement também é conhecido como
"cavalgamento".
Qual é a resposta correta, na sua opinião? Logicamente é a opção D, pois nela cada verso é uma unidade, sem nada "cavalgando" no próximo verso, sem transbordamentos...Pelo menos sintáticos...  :)










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!